INTRODUÇÃO:
Diferente dos outros GTA’s, San Andreas não é uma cidade, como Liberty City ou Vice City. San Andreas é um Estado, formado por três cidades: Los Santos, San Fierro e Las Venturas. Além dos três grandes centros, o mapa do jogo conta com a zona rural entre as cidades. Florestas, montanhas, desertos, pequenas cidades interioranas, rios, lagos, uma represa, uma pedreira, uma área militar secreta e um vasto oceano.
A física dos veículos foi aprimorada, a AI dos pedestres, inimigos e policiais também sofreu uma leve melhora. A diversidade de carros e pedestres em San Andreas é notável, tornando a atmosfera do jogo única. Cada cidade têm sas próprias características, pedestres e veículos comuns. Os grandes centros são agitados e cheio de pessoas nas ruas, com transito carregado. No interior você verá locais calmos e pedestres exóticos, os caipiras de San Andreas são uma atração a parte.
Em termos de jogabilidade, o GTA: San Andreas está um passo a frente. Os controles foram melhor ajustados e o sistema de mira, calcanhar de Aquiles dos jogos da série, sofreu uma grande melhora. Circulando pelas ruas de San Andreas temos quase o dobro do número de veículos que tivemos em Vice City. A customização foi outro ponto em que a Rockstar apostou para tornar a jogabilidade única para cada jogador. Carl Johnson, o personagem principal, pode mudar de acordo com a vontade do jogador. Mais magro e fraco? Mais gordo? Musculoso? Careca? Barbado ou apenas cavanhaque? E as roupas? Um jeans casual? Esporte fino? Terno? As variações de roupas são inúmeras e CJ pode ter literalmente a aparência que o jogador quiser que ele tenha.
Outro ponto importante é a customização dos veículos. Quase todos os carros e motos encontrados em San Andreas podem sofrer algum tipo de modificação, deixando o conceito de carro descartável dos outros GTA´s de lado. Afinal, você não vai querer gastar tempo e dinheiro para equipar seu carro e deixa-lo com a sua cara e depois estoura-lo no primeiro poste que encontrar, não é? Bem, CJ agora precisa comer e se exercitar. Ele aprende novos estilos de luta, pode namorar e até mesmo nadar! Sim, agora você não irá mais perder uma missão quando seu carro rodar após um salto e cair dentro d’água. Bem, sei que ainda faltam algumas coisas para falar sobre as novidades, mas também não quero estragar todas as surpresas..
CARL JOHNSON:
O protagonista do jogo é um afro americano nascido em San Andreas, no dia 13 de junho de 1967. É o segundo de uma família de quatro filhos e vice-líder da Grove Street Families.
Se autoexilou em Liberty City após a morte do seu irmão caçula, Brian, tentando deixar a turbulenta vida de gangster para trás. Acabou trabalhando para Joey Leone, filho de Salvatore, no negócio de roubo de carros.
Cinco anos depois, em 1992, é obrigado a voltar a Los Santos para o funeral de sua mãe, Beverly, morta durante uma fracassada tentativa de assassinato contra seu irmão, Sweet. Carl percebe que tudo mudou: seu irmão o odeia por ter fugido de Los Santos e não estar lá quando sua mãe morreu, sua gangue perdeu todo o poder e respeito que tinha, as gangues rivais dominaram as ruas e becos da cidade, seus amigos morreram e seu bairro está sendo destruído pelas drogas. Se vendo obrigado a voltar para a antiga vida de crimes, se une ao seu irmão e seus amigos de infância para reerguer a Grove Street Families.
Enquanto a história do jogo progride, Carl é obrigado a trabalhar para a corrupta Polícia de Los Santos, para a Máfia, para a Tríade e até mesmo para o Governo. Também passa por certos eventos dramáticos como a prisão de seu irmão, a traição de seus amigos e seu novo exílio de Los Santos.
CJ é um pouco diferente dos protagonistas dos jogos anteriores. Possui um senso de moral maior que a média, demonstrando arrependimento por ter assassinado Ryder e Big Smoke e oferecendo uma segunda chance a Pulaski, antes de acabar com a vida do oficial corrupto. Também apresentou uma certa vontade de torcar sua vida criminosa por uma nova, com negócios que rendessem mais dinheiro e lhe permitissem subir de classe social. Por tentar trocar a gangue e o bairro por esse sonho, Sweet o compara a Big Smoke, o que convence Carl a desistir.
HISTORIA:
O jogo se passa no início da década de 90, o jogador entra na pele de Carl Johnson, CJ, um simples afro-americano do gueto que há 5 anos havia ido para a costa leste para tentar um vida melhor e fugir da violência das gangues e das drogas, principalmente o crack, que está tomando conta da sua vizinhança e amigos.
Sem sucesso na tentativa de melhor de vida, e com a ocasião da morte da sua mãe, CJ volta para a costa oeste, para enfrentar a situação que fez ele deixar seus amigos e sua família.
Logo quando chega em Los Santos, sua cidade natal, CJ é abordado por policiais que o incriminam por um assassinato, e também roubam todo seu dinheiro.
Com a situação ficando pior a cada instante CJ terá que lutar contra o tempo para retomar o controle das ruas e livrar seu bairro das drogas, além de ter que lidar com seus amigos que julgam CJ por tê-los abandonado quando a situação começou a ficar ruim.
Tempo e Local
San Andreas é uma cópia muito semelhante da costa oeste norte americana, o estado de San Andreas compreende três grandes cidades e várias outras pequenas cidades:
• Los Santos é semelhante a Los Angeles;
• San Fierro é semelhante a San Francisco;
• Las Venturas é semelhante a Las Vegas.
O ambiente em que CJ está inserido representa a cena Gangsta Rap, que teve ápice na vida real na mesma época em que acontece o jogo